Software personalizado. Porque deves usar na tua empresa?

A necessidade de transformação digital criou um cenário onde as empresas investem constantemente em soluções digitais que lhes facilitem os processos ou ajudem a melhorar a sua presença online. No entanto, há certos aspetos que estão a ser descurados no mercado “do” digital. Quanto antes um negócio estiver preparado para encarar o investimento no digital, mais depressa estará preparado para decolar e aproximar-se dos seus concorrentes que já “lá” estão presentes ou deixar para trás quem ainda “lá” não está.
Mas será que investir em soluções prontas é realmente a melhor solução para iniciar a sua transformação para o digital? Nem sempre os peritos desta área aconselham esse cenário. Por vezes é importante que as empresas invistam na personalização e desenvolvimento do seu próprio software, pois isso irá empoderar o crescimento do seu negócio com ferramentas personalizadas que serão diferenciadoras no mercado. Alguns empresários defendem que este tipo de software representa um custo desnecessário, mas optar por soluções standard pode, a longo prazo, representar não só um travão, mas até mesmo uma paragem brusca no crescimento que pretende para a sua empresa e para os seus objetivos.
Então, mas porque devo então optar por software personalizado?
Os diferentes processos de negócio que compõem a sua empresa podem encontrar soluções especificas de variadíssimos fabricantes ou fornecedores, no entanto, estas ferramentas podem ter ou necessitar de requisitos de infraestruturas, arquiteturas ou metodologias de implementação distintas entre elas, o que dificultará muito a sua implementação de forma eficaz e benéfica para o seu negócio. Como empresa, o seu ecossistema tecnológico precisa e deve ser pensado e construído em linha com as suas necessidades e deve representar uma verdadeira mais valia.
Para a integração de sistemas com diferentes requisitos, terá de fazer um esforço considerável para conseguir retirar um real proveito de cada um dos sistemas, e muitas vezes é até mesmo impossível. Este cenário é facilmente evitado quando opta pelo desenvolvimento do seu software personalizado, pois o mesmo é pensado e desenvolvido a pensar única e exclusivamente na resolução dos seus problemas específicos e é criado de forma a encaixar na perfeição dentro do seu negócio e não é o seu negócio que terá de se encaixar no software.
Quero crescer. Encontro restrições?
As soluções prontas que encontra no mercado, normalmente apresentam-se como escaláveis e prontas para receberem elevadas cargas de trabalho, no entanto essa é uma questão que deve considerar e avaliar de forma exaustiva, pois na maior parte das vezes, cada empresário tem especificidades que deseja implementar no seu negócio por forma a obter vantagem e/ou destaque no mercado e essa necessidade exige alguma flexibilidade, coisa que as soluções prontas não conseguem oferecer, pelo que, quando essas necessidades começarem a surgir, irá deparar-se com um software caro, não escalável e que não resolve na totalidade as necessidades do seu negócio. Este fator é realmente diferenciador entre o standard e o personalizado.
O software personalizado pode ser construído tendo em mente objetivos específicos de cada uma das suas áreas de negócio e não sobre apenas um requisito geral ou padrão da indústria onde está inserido. este software personalizado será capaz de acomodar na perfeição os seus processos e fluxos de trabalho, sem ser necessário criar grandes desafios para a sua equipa. Será capaz de integrar com naturalidade a sua empresa e em pouco tempo irá tornar-se num aliado de peso que fará toda a diferença no seu sucesso.
Prepare o seu negócio para o futuro
Num mercado competitivo como o que o seu negócio está inserido, a inovação é o centro de tudo. Quanto mais inovar, maior será a probabilidade de ir ao encontro dos interesses dos consumidores, o que por sua vez ditará quem são os vencedores e os derrotados entre as empresas.
Quando as empresas investem em tecnologia e compram software caro e pronto a ser implementado, normalmente estão a limitar as suas próprias intenções de inovação, pois são logo à partida forçadas a aguardar que o fornecedor apresente a inovação, o que por vezes nem sequer acontece e quando acontece, é igual para todos os negócios que utilizam esse software, o que lhe irá deixar duas possibilidades: ou encontra outras formas de inovação (o que não é fácil), ou terá de investir de novo num outro software que vá ao encontro das suas necessidades, que é basicamente voltar à estaca zero.
Se optar pelo software personalizado, essas limitações deixarão de existir, pois para além de um fornecedor de software, estará a encontrar um parceiro de negócios, o qual não irá limitar o crescimento do seu negócio, pois a possibilidade de inovação está sempre em aberto, porque para além de que a imaginação será a sua unica limitação, o seu parceiro irá trabalhar em conjunto consigo para tentar ir sempre mais além na criação e obtenção de novos objetivos. O céu é o limite.
Como tenho a certeza que é esse o caminho?
Um grande problema dos software standard é que seguem cegamente as tendências do mercado sem ter em conta se determinada tendência se adequa aos seus clientes. Já pensou que, na maior parte das vezes, as necessidades do seu negócio estão muito longe do oferecido por esse software e que o esforço despendido para adequar processos ao software é enorme demais para os beneficio que irá dali retirar ou que até mesmo, esse software está a afastar o seu negócio dos processos que tinha previamente pensado em seguir. Não queremos com isto dizer que esses software são maus, mas simplesmente, que não são o que realmente quer para o seu negócio.
Quando considerar a implementação de uma solução digital, deverá fazer um estudo exaustivo do que realmente pretende. Faça um estudo, tome notas, passe os seus processos para o papel, descreva como imagina que seria o software ideal para a resolução dos seus problemas. Pode ser que não tenha claro quais são essas necessidades e nem sequer consegue imaginar a solução que precisa. Não se preocupe, pode contactar-nos e nós iremos ajudar a encontrar essa solução. (Não! Não iremos impor a nossa venda. Trabalharemos consigo e ajudaremos a encontrar a solução ideal para si)
À medida que avançar neste processo de crescimento, as ideias começarão a ficar claras, e o caminho começará a ficar menos enevoado.
Se já percorreu este caminho e não encontrou no mercado nenhuma solução que satisfaça as suas necessidades, poderá iniciar então o processo de desenvolvimento do seu software personalizado e aí, mais uma vez, poderá obviamente contar com a nossa ajuda e o nosso know how.
Conclusão
Qualquer implementação de tecnologia deve estar intimamente ligada aos seus objetivos e as empresas devem ter uma ideia clara sobre o caminho que desejam seguir. Nem todas as empresas trabalham de igual forma, até porque na minha opinião, o trabalhar de forma diferenciada dos nossos concorrentes, marca, de forma inequívoca qual é a nossa posição no mercado onde estamos inseridos.
Eu acredito que o trabalho conjunto e a partilha de conhecimento é uma arma que deveria ser usada por todas as organizações, independentemente do seu tamanho, objetivos ou mercado onde se inserem, pois essa forma de estar irá, de uma forma ou outra, ter retorno e beneficiará o mercado no seu todo, pois obrigará a uma evolução de todos os que nesse mercado, direta ou indiretamente, esteja inseridos.
Deve por isso, estudar, analisar e compreender quais as suas reais necessidades e no fim, tenho a certeza, não se irá arrepender das decisões tomadas.